Thaís Cunha
postado em 15/05/2014 15:45
Diagnosticado com um tipo incurável de câncer no intestino, o jovem Stephen Sutton, de 19 anos, não poderia imaginar que a luta para realizar várias metas antes de morrer seria acompanhada por tanta gente. A notícia da morte do rapaz, na quarta-feira (14/5), chegou pelo Facebook, em um post de 800 mil curtidas e 200 mil compartilhamentos escrito pela mãe, na página .A popularidade foi consequência da iniciativa do jovem, que, ao ver a morte como próxima e inevitável, resolveu aproveitar cada um dos últimos dias de vida. Em um ano e cinco meses, Stephen realizou mais que muitos rapazes da idade dele. Ao todo, cumpriu 34 das 46 metas que estabeleceu para antes de morrer: escreveu um livro, saltou de paraquedas, organizou festas, assistiu a um jogo de futebol no estádio de Wembley, viajou na primeira classe, fez uma tatuagem, ganhou seis prêmios e um milhão de seguidores.
O maior feito, porém, veio da primeira meta: arrecadar fundos para uma instituição que cuida de adolescentes com câncer. Ao todo, Stephen conseguiu levantar 3,6 milhões de libras ; o equivalente a R$ 13,6 milhões ; em uma página da internet. Mais de 160 mil internautas colaboraram com a causa, que rendeu a Stephen o título de jovem mais inspirador de 2013.
A história chegou ao fim com o recado da família: ;Nós todos sabemos que ele nunca será esquecido e seu espírito viverá para sempre em tudo o que ele alcançou e dividiu com tantas pessoas;. Todas essas pessoas incluem o primeiro ministro britânico, David Cameron, que lamentou a morte em sua conta no Twitter. ;Seu espírito de bravura e caridade serviram de inspiração para todos;, escreveu o político.
A trajetória de Stephen foi toda registrada em vídeos. O útlimo, publicado há duas semanas, resume a história da luta contra a doença. ;Todos pensam que, quando a vida te dá limões, você deve fazer uma limonada. Mas e quando a vida te dá câncer?;, questiona. Assista, em inglês:
[VIDEO1]