Agência France-Presse
postado em 16/05/2014 19:39
Sarajevo - Quatro pessoas morreram e outras duas estavam desaparecidas nesta sexta-feira (16/5) devido às inundações que atingem a Bósnia e a Sérvia, após três dias de chuvas torrenciais, informaram as autoridades. Com os quatro óbitos desta sexta-feira, chega a sete o número total de vítimas nos dois países, sendo quatro na Bósnia e três na Sérvia.As autoridades decretaram na quinta-feira (15/5) o estado de alerta por inundações, as piores registradas na região nos últimos 120 anos. "É a pior catástrofe natural da história da Sérvia", declarou o primeiro-ministro Aleksandar Vucic. Os dois países pediram ajuda à comunidade internacional. Várias cidades da Bósnia, em particular no norte e nordeste do país, estão inundadas e mais de 60 mil pessoas permanecem sem eletricidade.
Nesta sexta na Bósnia, um homem morreu em Bijeljina na queda de parte da sua casa, uma pessoa doente faleceu em Maglaj devido à impossibilidade de socorro, os bombeiros encontraram uma mulher soterrada em Vlasenica e um homem se afogou em Sanski Most. Milhares de pessoas estão bloqueadas em suas casas em Maglaj e Doboj, as duas localidades mais afetadas da Bósnia, onde as ruas estão submersas.
Helicópteros do Exército da Bósnia, da força europeia no país e dos serviços de resgate da Croácia retiraram dezenas de pessoas ilhadas durante o dia. Na Sérvia, uma pessoa está desaparecida em Obrenovac, uma das cidades mais afetadas, 30 km ao norte de Belgrado. Desde a quinta-feira, mais de 7 mil pessoas foram evacuadas na Sérvia e milhares aguardam por socorro.