Mundo

Dois milhões de eleitores do leste da Ucrânia podem ser impedidos de votar

No total, 36 milhões de ucranianos foram convocados às urnas no dia 25 de maio

Agência France-Presse
postado em 17/05/2014 08:35
Kiev - Dois milhões de eleitores do leste da Ucrânia, palco de uma insurreição armada de rebeldes pró-russos, podem não conseguir votar nas eleições presidenciais de 25 de maio se o governo não garantir sua segurança, advertiu neste sábado a Comissão Eleitoral.

A Comissão se preocupa em um comunicado com a impossibilidade de preparar e organizar esta eleição crucial devido a "ações ilegais de desconhecidos". É uma forma de falar da presença de separatistas armados pró-russos nas regiões de Donetsk e Lugansk, que proclamaram no dia 13 de maio sua soberania após referendos de independência considerados ilegais pela comunidade internacional e pelo governo de Kiev.

[SAIBAMAIS]

No total, segundo um balanço da AFP baseado em números de eleitores registrados, mais de 970.000 eleitores da região de Donetsk e mais de 940.000 de Lugansk podem, por isso, ser impedidos de votar. No total, 36 milhões de ucranianos foram convocados às urnas no dia 25 de maio.

A Comissão lamenta em Kiev a rejeição em agir ou a falta de reação da polícia e dos serviços de segurança quando os funcionários se queixam dos atos dos separatistas.

Leia mais notícias em Mundo

O organismo convocou o presidente interino da Ucrânia, Olexander Turchynov, a adotar "medidas para garantir a segurança durante todo o processo eleitoral" nos colégios eleitorais e nas comissões eleitorais locais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação