Jornal Correio Braziliense

Mundo

Inundações na Bósnia após as chuvas deixam ao menos 30 pessoas mortas

Desde quinta-feira, mais de 15 mil pessoas precisaram deixar suas casas em uma dezena de cidades da Sérvia


[SAIBAMAIS]Dezenas de cidades da Bósnia e da Sérvia foram invadidas pelas águas a partir de quarta-feira.

Neste sábado, as chuvas perderam intensidade, mas a cheia dos rios segue provocando estragos e milhares de pessoas permanecem isoladas em casas e prédios, só acessíveis por botes infláveis ou helicópteros.

"Os helicópteros retiram mulheres e crianças, mas não podem resgatar todo mundo. Os pilotos contam que muita gente acena pedindo socorro dos tetos dos prédios", revelou o prefeito de Samac, Savo Minic.

Na Sérvia, milhares de pessoas foram evacuadas de uma dezena de cidades, diante da inundação ou do risco de deslizamento de terra.

Em Belgrado, 13 centros de atendimento foram montados para receber os desabrigados, incluindo um ginásio de esportes, onde estão 400 pessoas.

Os diques ao longo do rio Sava cederam na região de Obrenovac e as águas ameaçam agora a central térmica Nikola Tesla, que produz 50% da energia consumida na Sérvia.

Ao menos 140 mil residências estão sem energia na Sérvia e na Bósnia.

Bósnia e Sérvia não registravam chuvas tão intensas há 120 anos.

A estrela sérvia do tênis Novak Djokovic fez um apelo neste sábado para que a comunidade internacional ajude seu país.

"É uma catástrofe total que atinge proporções bíblicas, talvez a pior inundação já vista na Europa", disse o tenista número 2 do Mundo após sua classificação para a final do ATP Masters 1000 de Roma.

Vários países da União Europeia já enviaram ajuda à região.