Mundo

Separatistas pró-russos atacam guardas ucranianos e libertam líder

"Conseguimos libertar Bolotov após um tiroteio que durou 15 minutos", declarou Volodymyr Gromov

Agência France-Presse
postado em 17/05/2014 12:08
Kiev - Atacados por separatistas pró-russos, os guardas fronteiriços ucranianos tiveram que libertar neste sábado o governador autoproclamado da região de Lugansk (leste), que havia acabado de ser detido.

Valeri Bolotov foi preso na manhã deste sábado em um posto de controle quando acabava de cruzar a fronteira procedente da Rússia. Havia uma ordem de detenção contra ele emitida pelos serviços de segurança ucranianos (SBU), afirmou a guarda fronteiriça ucraniana em um comunicado.

Pouco depois, "200 indivíduos armados cercaram o posto de controle e exigiram a libertação de Bolotov", segundo a mesma fonte. Após uma hora de negociações, os criminosos "atacaram disparando e lançando granadas", segundo os guardas fronteiriços. "Conseguiram arrancá-lo das mãos" dos guardas fronteiriços, conclui o texto.

[SAIBAMAIS]

Os separatistas confirmaram à AFP a libertação de Bolotov. "Os guardas fronteiriços queriam detê-lo, mas nosso exército o libertou. Está conosco", declarou o porta-voz da "República Popular de Lugansk", Vasyl Nikitin.

"Conseguimos libertar Bolotov após um tiroteio que durou 15 minutos", declarou Volodymyr Gromov, responsável pelo exército do sudeste, em uma coletiva de imprensa em Lugansk, segundo a agência Interfax Ucrânia. Segundo ele, os atacantes eram 150, contra 80 guardas fronteiriços.

Leia mais notícias em Mundo

Os insurgentes armados pró-russos decretaram a soberania das regiões de Donetsk e de Lugansk após os referendos de 11 de maio, considerados ilegais pelo governo de Kiev e pelos países ocidentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação