Mundo

Ao menos 3 mil chineses fogem do Vietnã diante de protestos violentos

'Voltaram à China com a assistência da embaixada do Vietnã', informou a agência Xinhua, citando a chancelaria chinesa

Agência France-Presse
postado em 17/05/2014 16:36
Manifestantes com a bandeira do Vietnã ocuparam a sede de uma petroleira chinesa
Pequim
- Ao menos 3 mil chineses abandonaram o Vietnã neste sábado (17/5), após protestos violentos da população local ligados à presença de uma plataforma petroleira chinesa em águas disputadas pelos dois países.

"Voltaram à China com a assistência da embaixada do Vietnã", informou a agência Xinhua, citando a chancelaria chinesa.

Grupos civis vietnamitas advertiram neste sábado para a retomada dos protestos contra a China, após diversos incidentes no início da semana que mataram dois trabalhadores chineses e deixaram mais de 100 feridos.

As autoridades em Hanói afirmaram que não permitirão qualquer outro incidente contra a comunidade chinesa no país.



No início da semana, Pequim alertou seus cidadãos para que evitem viagens ao Vietnã, diante das piores manifestações contra a China em décadas.

Trabalhadores vietnamitas protestaram em 22 das 63 províncias do país, atacando principalmente fábricas de proprietários chineses.

A tensão entre China e Vietnã aumentou depois que Pequim instalou uma plataforma de perfuração em uma zona do Mar da China meridional, região disputada pelos dois países.

China e Vietnã possuem uma rivalidade histórica, principalmente em relação às ilhas Paracel e Spratly.

As ilhas motivaram batalhas navais entre as duas nações em 1974 e 1988, e confrontos na fronteira que deixaram dezenas de milhares de mortos em 1979.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação