Mundo

Polícia turca prende 24 pessoas por tragédia em mina do oeste do país

O Ministério Público mobilizou dezenas de pessoas para investigar o incêndio e a explosão

Agência France-Presse
postado em 18/05/2014 10:12
Istambul - A polícia da Turquia prendeu neste domingo 24 pessoas suspeitas de negligência, incluindo executivos da empresa que administra a mina de Soma (oeste do país), vinculada ao acidente desta semana que deixou 301 mortos.

O Ministério Público mobilizou dezenas de pessoas para investigar o incêndio e a explosão

O governo turco concluiu no sábado os trabalhos de resgate na mina de Soma com a recuperação dos últimos corpos dos 301 mineiros falecidos no mais grave acidente industrial da história do país.

O Ministério Público mobilizou dezenas de pessoas para investigar o incêndio e a explosão - aparentemente provocados por um curto-circuito - nesta mina privada de Soma.

[SAIBAMAIS]

A empresa que administra o local, Soma Komur, nega qualquer responsabilidade. "Todos trabalhamos muito duro. Não vi um acidente assim em 20 anos", disse o diretor geral Akin Celik. Não estava claro em um primeiro momento se Akin Celik estava entre os detidos.

Um relatório preliminar sobre a investigação do acidente, obtido pelo jornal Milliyet, aponta várias irregularidades nas normas de segurança na mina, incluindo a escassez de detectores de monóxido de carbono e tetos de madeira, não de metal.

Leia mais notícias em Mundo

A tragédia provocou a indignação da população da Turquia e motivou acusações de culpa do governo. Muitos apontaram uma falta de sensibilidade do Executivo diante da tragédia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação