Agência France-Presse
postado em 19/05/2014 15:13
Paris - Menos de 40% dos franceses acreditam que seu país ganhe fazendo parte da União Europeia, mas a maioria esmagadora aprova a Zona do Euro, de acordo com duas pesquisas publicadas nesta segunda-feira (19/5), a poucos dias das eleições europeias.De acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal Le Parisien/Aujourd;hui en France, 38% das pessoas entrevistadas consideram que a França seja beneficiada por fazer parte da UE, enquanto 27% pensam o contrário e 35% são neutros.
Uma outra pesquisa publicada pelo jornal Le Monde mostra que 39% dos franceses acreditam que pertencer à UE é "uma coisa boa"; 39%, "nem boa nem ruim" e 22% afirmam que é "uma coisa ruim".
Apesar das críticas, o pertencimento da França à Zona do Euro, no entanto, conta com a aprovação de uma maioria esmagadora dos cidadãos nas duas pesquisas.
De acordo com o levantamento do Parisien, essa associação é aprovada por 73% dos franceses - em queda de oito pontos em relação a um estudo anterior do mesmo instituto (Harris Interactive), realizado em 2012.
A pesquisa do Le Monde também revela que 73% querem que "a França permaneça na Zona do Euro nos próximos anos", enquanto 27% defendem a saída do euro e o retorno ao franco. Uma pequena maioria (56% contra 46%) concorda com a ideia de que, "em geral, o euro tem mais desvantagens do que vantagens para a França".
De acordo com esta última pesquisa, a maioria dos franceses também se sente "mais francês do que europeu" e se diz favorável ao fortalecimento do poder de decisão nacional, mesmo em detrimento da União Europeia.