Mundo

EUA e UE iniciam em Washington nova rodada de negociações para TLC

A quinta rodada de negociações para alcançar uma associação transatlântica de comércio e investimentos tratará dos detalhes das propostas da UE e dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 19/05/2014 16:58

Washington - Estados Unidos e União Europeia abriram nesta segunda-feira uma nova rodada de negociações para criar uma zona transatlântica de livre comércio, em meio a resistências de ambos os lados do acordo.

A quinta rodada de negociações para alcançar uma associação transatlântica de comércio e investimentos tratará dos detalhes das propostas da UE e dos Estados Unidos, mas sem a intenção de resolver as divergências mais difíceis, segundo funcionários. "Este não é o cenário no qual se devem tomar decisões políticas difíceis", disse um funcionário europeu antes das reuniões.

Alguns pontos centrais do acordo incluem decidir se os serviços financeiros devem ser incluídos, como será a regulação de alimentos e produtos agrícolas, e as regras de licitações que permitem que governos discrimine fornecedores internacionais para fomentar empresas locais.

Outro desafio é o mecanismo de solução de controvérsias para os investidores dos dois lados do Atlântico, que os ativistas temem que possa excluir os interesses das comunidades locais. Se efetivado o acordo, o TTIP será a maior zona de livre comércio e investimentos do mundo, abarcando 820 milhões de pessoas e mais de um trilhão de dólares anuais em intercâmbio comercial.



As negociações caminharam lentamente em meio a grandes divergências entre os governos, e não se espera que sejam concluídas até o final deste ano, como estava originalmente previsto. A resistência entre a população também tem crescido. Centenas de manifestantes, incluindo três políticos, foram presos em protestos contra o acordo, na semana passada em Bruxelas.

Outra frente de oposição se abriu entre legisladores do Partido Democrata, do presidente Barack Obama, que temem que um apoio ao acordo, acusado de ter um viés pró-corporativo, lhes custe as eleições de novembro.

A rodada negociações em Washington acontece de 19 a 23 de maio, e nesta quarta-feira as duas partes realizarão um foro de diálogo com empresários, representantes da sociedade civil e outros grupos de interesses envolvidos no acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação