Washington - Um americano foi condenado nesta segunda-feira a 25 anos de prisão por enviar cartas com veneno para o presidente Barack Obama, um senador e um juiz dos Estados Unidos, informou a Justiça.
James Everett Dutschke, um professor de artes marciais de 41 anos, se declarou culpado em janeiro passado por "produzir e enviar o agente biológico ricina" em várias cartas com ameaças, destaca o comunicado da Justiça.
Dutschke foi condenado a pena de 25 anos de prisão e mais cinco anos de liberdade vigiada no Mississipi (sul), Estado onde reside.
Segundo os documentos, o condenado comprou sementes de mamona, luvas e máscaras pelo eBay para fabricar as cartas envenenadas, que enviou pelo correio em abril de 2013.
As três cartas foram endereçadas ao presidente Obama, ao senador republicano pelo Mississipi Roger Wicker e a um juiz do mesmo Estado, Sadie Holland, mas foram bloqueadas antes de chegar a seus destinatários.A revelação do caso, logo após o atentado contra a maratona de Boston, provocou alarme nos Estados Unidos.