Mundo

Cameron se compromete a acelerar extradição de suspeitos de terrorismo

A decisão do primeiro-ministro britânico foi tomada depois que o islamita Abu Hamza foi condenado nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 20/05/2014 12:38
Londres - O primeiro-ministro britânico David Cameron se comprometeu nesta terça-feira (20/5) a acelerar a deportação de suspeitos de terrorismo, depois que o clérigo islamita Abu Hamza foi condenado nos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]"Está correto que tenha enfrentado a justiça e que tenha sido feita justiça. Temos que refletir sobre extraditar mais rápido os suspeitos", disse Cameron à rádio BBC. Hamza, egípcio, foi declarado culpado na segunda-feira em Nova York das 11 acusações recebidas em um julgamento por terrorismo, por seu papel na tomada de reféns de turistas ocidentais no Iêmen em 1998, que acabou com quatro mortos, por seu apoio a um projeto de campo de treinamento para a jihad em 1999 no Oregon (noroeste dos EUA) e pelo envio de recrutas da jihad para treinamento no Afeganistão.



Considerado incendiário por seus sermões em uma mesquita de Londres, Hamza, de 56 anos, perdeu as duas mãos e um olho na guerra contra os soviéticos no Afeganistão. Em outubro de 2012 foi extraditado da Grã-Bretanha para os Estados Unidos, após uma batalha legal de oito anos, e pode ser condenado à prisão perpétua. A sentença será anunciada em 9 de setembro.

"Acelerar a extradição. Temos que examinar as vias de apelação contra as extradições e garantir que sejam solucionadas de maneira mais rápida", disse o primeiro-ministro. "Também temos que examinar a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e a posição a adotar quando alguém ameaça nosso país. Teríamos que poder deportá-los, caso não tenham o direito de estar aqui".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação