Mundo

Líbia elegerá em junho um novo Parlamento para sustituir o Congresso Geral

Após a queda de Muammar Khaddafi, em 2011, as autoridades de transição não conseguem controlar as muitas milícias armadas que impõem lei no país

Agência France-Presse
postado em 20/05/2014 17:18
Os líbios vão votar em 25 de junho para eleger um novo Parlamento e, assim, substituir o questionado Congresso Geral Nacional (CGN), anunciou nesta terça-feira (20/5) a comissão eleitoral, segundo a agência oficial de notícias Lana.

O governo da Líbia propôs na segunda-feira (19/5) colocar o CGN em recesso após os confrontos entre milícias e um ataque ao Parlamento realizado por um grupo armado no último domingo, 18 de maio, o que agravou a instabilidade nesse país produtor de petróleo.

Eleito em julho de 2012 por um período de 18 meses, o CGN irritou grande parte da população quando decidiu prorrogar seu mandato até dezembro deste ano.



No domingo, homens das brigadas da cidade de Zenten (170 km ao sudoeste de Trípoli), conhecidas por sua hostilidade contra os islamitas, atacaram o Parlamento.

Após a queda de Muammar Khaddafi, em outubro de 2011, as autoridades de transição não conseguem controlar as muitas milícias armadas que impõem sua lei no país. Formadas por ex-rebeldes, essas milícias preenchem o vazio deixado em matéria de segurança por parte do Estado central.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação