Mundo

Iranianos que fizeram vídeo com música 'Happy' saem da prisão

O vídeo mostra homens e mulheres, sem o véu, cantando e dançando nas ruas de Teerã a música do cantor pop norte-americano

postado em 21/05/2014 19:32
Seis jovens iranianos presos por terem dançado a música "Happy", do norte-americano Pharrell Williams, num vídeo filmado nos telhados de Teerã, foram libertados mediante pagamento de fiança - informaram diferentes fontes nesta quarta-feira (21/5).

A fotógrafa de moda Reihane Taravati, que fazia parte do grupo de jovens presos por "atentado ao pudor do público", confirmou a libertação.

[VIDEO1]

"Hi, estou de volta", postou Taravati com uma foto em sua conta na rede social Instagram. Ela agradeceu Pharell Williams por ter manifestado publicamente seu apoio aos seis jovens. "É mais do que triste que estas crianças tenham sido presas por tentarem espalhar alegria", escreveu o cantor em sua conta no Twitter.

As autoridades iranianas não confirmaram a soltura dos jovens, e diversas fontes próximas aos dançarinos afirmaram nas redes sociais que o diretor do clipe permanecia preso.

O vídeo mostra três homens e três mulheres, sem o véu, cantando e dançando nas ruas de Teerã a música do cantor pop norte-americano.

A iniciativa provocou a indignação dos setores mais conservadores da sociedade iraniana, que estimaram que os jovens estão deixando de lado os valores islâmicos para se voltarem a um modo de vida mais ocidental.

As informações sobre a soltura dos jovens foram divulgadas no momento em que o grupo parece ter obtido o apoio do presidente Hassan Rohani, atualmente em visita oficial à China.



"A felicidade é direito do nosso povo. Nós não deveríamos ser tão rígidos com comportamentos causados pela alegria", dizia uma mensagem escrita pelo presidente iraniano em sua conta oficial no Twitter (@HassanRouhani).

A questão das liberdades públicas e dos direitos das mulheres voltou ao centro dos debates no Irã desde a eleição de Rohani em junho de 2013.

O clérigo moderado fez campanha por mais liberdade cultural e social na República Islâmica. Ele também pediu à polícia mais tolerância com relação ao uso do véu.

A prisão dos seis jovens nesta terça-feira foi amplamente divulgada pela imprensa e nos sites de rede social. Muitos iranianos se disseram chocados e revoltados. Alguns observadores chegaram até a perguntar se "ser feliz no Irã é crime".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação