Agência France-Presse
postado em 21/05/2014 19:58
A seleção croata, que enfrenta o Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, vai doar parte de seus prêmios da competição às vítimas das inundações que castigaram seu país recentemente, anunciou o técnico Niko Kovac nesta quarta-feira (21/5), durante uma visita ao lugar da tragédia.Os jogadores vão doar 130 mil euros, quase um quarto do dinheiro pago pela Federação Croata de Futebol por sua classificação para o Mundial, de acordo com o porta-voz da instituição.
A renda do amistoso contra o Mali, que será disputado em 31 de maio, também será doada. "Vamos doar uma parte de nosso prêmio para ajudar as pessoas afetadas, que perderam tudo, para facilitar um pouco as coisas", declarou Kovak, depois de ter visitado a zona atingida pelas inundações, próxima da cidade de Zupanja.
O treinador, seu irmão Robert e o atacante do Wolfsburg, Ivica Olic, também participaram da visita. "Se lutarmos no Brasil, como as pessoas fazem aqui nas zonas inundadas, faremos uma boa competição", afirmou o técnico croata.
Entre as iniciativas individuais, o atacante do Bayern de Munique, Mario Mandzukic, destacou-se ao enviar um caminhão com ajuda humanitária a Slavonski Brod, sua região natal.
As chuvas provocaram pelo menos 44 mortes em Bósnia, Croácia e Sérvia nos últimos quatro dias, além de terem obrigado 150.000 pessoas a deixar suas casas. Além de Brasil e Croácia, o grupo A da Copa do Mundo tem as seleções de México e Camarões.