Mundo

Óleo inédito certificado como a primeira obra surrealista de Dali

Durante anos, o quadro foi considerado obra de um artista desconhecido, já que a assinatura inclui a data de 1896, oito anos depois do nascimento do artista

Agência France-Presse
postado em 22/05/2014 17:18
Madri - "O nascimento intrauterino de Salvador Dalí", um óleo vendido em uma loja de antiguidades espanhola há 20 anos por 150 euros, foi certificado como a primeira obra surrealista do artista quando era tinham 17 anos, afirmaram especialistas espanhóis. Tomeu L;Amo, pintor e historiador de arte, encontrou o quadro numa loja de Girona (Catalunha, nordeste) em 1988 e, suspeitando que fosse uma obra de Dali, pagou 25.000 pesetas, a moeda de então, por ela.



Durante anos, o quadro foi considerado obra de um artista desconhecido, já que a assinatura inclui a data de 1896, oito anos depois do nascimento de Dali. Mas, depois de submeter a pintura aos mais modernos testes de fotografia infravermelha, raios-x e luz ultravioleta, os especialistas concluíram que se tratava realmente de um quadro de Dalí pintado por volta de 1921, qando ele tinha 17anos.

A análise grafológica também concluiu que as dez palavras escritas na pequena dedicatória na parte inferior direita do quadro correspondente à letra de Dalí naquela época. "O quadro pode ser considerado a primeira obra surrealista de Dalí", concluiu Nicolás Descharnes, especialista na obra do artista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação