Mundo

Banco Mundial financia projetos de 1,5 bilhão de euros na Ucrânia

Instituição também fornecerá 382 milhões de dólares para apoiar melhorias na eficiência energética e 350 milhões para serviços de água e de coleta de resíduos sólidos

Agência France-Presse
postado em 22/05/2014 17:17
Washington - O Banco Mundial aprovou nesta quinta-feira (22/5) um financiamento para Ucrânia de cerca de 1,5 bilhão de dólares para três projetos, a fim de ajudar o país com reformas fundamentais e projetos de infraestrutura. Os novos projetos são parte do pacote de ajuda de 27 bilhões de dólares prometido pela comunidade internacional à Ucrânia, mergulhada em uma profunda crise política e econômica.

O Banco Mundial anunciou em março que pretendia oferecer à Ucrânia 3,5 bilhões de dólares em ajuda até o final do ano. Já o Fundo Monetário Internacional planeja contribuir com 17 bilhões de dólares nos próximos dois anos. "Estamos intensificando nossa assistência à Ucrânia porque queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas no país e recuperar a economia em um momento crucial", afirmou em comunicado o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.



"As autoridades ucranianas desenvolveram um amplo programa de reformas, contando com a ajuda do Banco Mundial." Com o movimento separatista pró-Rússia no leste do país, a economia ucraniana deve recuar 5% em 2014, de acordo com o FMI. O Banco Mundial informou que cerca da metade do financiamento anunciado nesta quinta -- 750 milhões de dólares -- é voltada para reformas de "alta prioridade", incluindo esforços para combater a corrupção e mudanças em "subsídios ineficientes e desiguais", com o objetivo de proteger os mais pobres.

A instituição com sede em Washington também fornecerá 382 milhões de dólares para apoiar melhorias na eficiência energética e 350 milhões para serviços de água e de coleta de resíduos sólidos. Com os novos investimentos, a atual carteira de crédito do Banco Central na Ucrânia chega a 3,39 bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação