Mundo

Eleições europeias: conservadores lideram; partido antieuro cresce

Agência France-Presse
postado em 22/05/2014 20:20
Berlim - Os conservadores da chanceler Angela Merkel continuam com vantagem sobre os social-democratas nas eleições europeias na Alemanha, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta à noite (22/5), que também destaca o crescimento do partido antieuro AfD.

Segundo o Politbarometer, na enquete publicada pela televisão pública ZDF, os democrata-cristãos e seu braço bávaro, o União Social-Cristã (em alemão: Christlich-Soziale Union, CSU), contariam com 37,5% dos votos (meio ponto a menos do que na mesma sondagem da semana passada). Parceiros na coalizão de governo de Merkel, os social-democratas teriam 26,5% (também 0,5 ponto a menos).


Já o partido antieuro Alternativa para Alemanha (em alemão: Alternative für Deutschland, AfD) conseguiria 7% dos votos, um ponto a mais do que as projeções feitas há apenas uma semana. Na primavera de 2013 (hemisfério norte), esse pequeno partido surpreendeu nas eleições legislativas alemãs, superando a barreira de 5%, mínimo necessário para serem representados no Bundestag (Parlamento).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação