Mundo

Vaticano envia mensagem à presidente argentina redigida em nome do Papa

O bispo argentino Guillermo Karcher, secretário de protocolo do Vaticano, afirmou na quinta-feira que a carta era falsa

Agência France-Presse
postado em 23/05/2014 10:02
Papa Francisco fala com o presidente da Argentina, Cristina Kirchner, durante uma audiência privada no Vaticano no dia 17 de março

Cidade do Vaticano -
O Vaticano enviou uma mensagem, "redigida em nome do Santo Padre", à presidente argentina Cristina Kirchner, indicou nesta sexta-feira à AFP o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi.

É comum que este tipo de mensagem, que frequentemente o papa nem chega a ler, leve a assinatura "Francisco", esclareceu Lombardi ao se referir à polêmica sobre a mensagem enviada pelo Vaticano a Kirchner. "A partir de algo muito comum nasceu um equívoco", disse Lombardi à AFP.

Pela manhã, um porta-voz adjunto da Santa Sé havia dito que o Vaticano havia enviado uma mensagem a Cristina Kirchner por ocasião da festa pátria, mas que não se tratava de "uma mensagem pessoal do Papa".



"Houve uma mensagem da Secretaria de Estado (do Vaticano), como é habitual neste tipo de ocasiões, mas não era uma mensagem pessoal do Papa", declarou o sacerdote Ciro Benedettini, porta-voz adjunto da sala de imprensa do Vaticano.

O bispo argentino Guillermo Karcher, secretário de protocolo do Vaticano, afirmou na quinta-feira que a carta era falsa.

Mas o secretário da presidência argentina, Oscar Parrilli, disse que não duvidava da autenticidade do documento, que havia chegado pelos canais habituais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação