Mundo

Esposa de opositor venezulano pede à UE condenação por violação de DH

"Nos últimos três meses a repressão violenta, a tortura, os desaparecimentos e assassinatos aumentaram", declarou a imprensa

Agência France-Presse
postado em 23/05/2014 13:48
Lilian Tintori, esposa do líder da oposição preso Leopoldo Lopez, marcham durante protesto anti-governo contra as reformas do ensino em Caracas

Bruxelas -
Lilian Tintori, a esposa do líder da oposição venezuelana Leopoldo López, pediu nesta sexta-feira (23/5) em Bruxelas um pronunciamento por parte da União Europeia (UE) sobre a "violação sistemática dos direitos civis na Venezuela".

A esposa de Leopoldo López, acusado na Venezuela de incitar a violência nas recentes manifestações, denunciou a situação "dolorosa, triste e escandalosa" em seu país que é "a violação sistemática dos direitos civis e políticos".

"Nos últimos três meses a repressão violenta, a tortura, os desaparecimentos e assassinatos aumentaram", declarou em um encontro com a imprensa, citando 3.000 detidos nos últimos meses.



Tintori disse esperar da UE um "pronunciamento internacional". "A esposa de Leopoldo López (...) será recebida por autoridades" do serviço diplomático da União Europeia, informou à AFP um porta-voz.

Também participará desta reunião Zubillaga Isadora, membro do Partido venezuelano Vontade Popular, liderado por López.

Zubillaga disse que espera que este posicionamento faça com que o governo de Nicolas Maduro sinta-se pressionado "para mudar de rumo".

"Em pleno século XXI não pode haver regimes que reprimam e torturem e assassinem seus cidadãos", ressaltou. Tintori realizou esta semana um giro pela Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação