Mundo

Favorito nas eleições egípcias pede que eleitores votem em massa

O general Abdel Fattah al-Sissi considerado um herói por milhões de egípcios por ter destituído Mursi, é o grande favorito para vencer a eleição presidencial contra seu único rival

Agência France-Presse
postado em 23/05/2014 17:24
O favorito nas eleições presidenciais no Egito, o general Abdel Fattah al-Sissi, pediu nesta sexta-feira (23/5) que seus compatriotas votem em massa nas eleições da semana que vem, pouco antes do final da campanha eleitoral.

Em uma entrevista concedida a quatro canais de televisão, o ex-chefe do Exército que arquitetou a derrubada do presidente islâmico Mohamed Mursi em 3 de julho de 2013, também defendeu a controversa lei que proíbe manifestações não autorizadas pelo Ministério do Interior.

"Vocês saíram (às ruas) em 30 de junho porque o Egito estava em perigo", disse Sissi, referindo-se a centenas de milhares de pessoas que participaram de manifestações exigindo a saída de Mursi. O ex-presidente foi derrubado e detido acusado de monopolizar o poder e islamizar o país.

"Agora vocês devem sair às ruas mais do que em qualquer outro momento na história do país. Saiam, mostrem ao mundo que vocês são 40, 45 (milhões), e até mais", a votar nas eleições de segunda e terça-feira, acrescentou. O Egito tem cerca de 85 milhões de habitantes.

Sissi, considerado um herói por milhões de egípcios por ter destituído Mursi, é considerado o grande favorito para vencer a eleição presidencial contra seu único rival, o líder da esquerda Hamdeen Sabbahi.



Perguntado se os protestos voltariam a ser autorizados no futuro, Sissi disse: "Não é que sejam inaceitáveis para mim, mas a situação não permite isso".

"A sociedade quer avançar (...) Será que as pessoas ainda podem tolerar protestos que não são regulados, dada a situação atual?", questionou. "A lei existe para regular protestos, não para proibir".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação