Mundo

Três pessoas morrem em disputa por mina de ouro no sudeste da Bolívia

Os enfrentamentos, com armas de fogo, paus e pedras, envolveram trabalhadores de duas cooperativas

Agência France-Presse
postado em 23/05/2014 17:39
Três pessoas morreram em confrontos entre integrantes de duas cooperativas mineradoras pelo controle de uma mina de ouro no sudeste da Bolívia, de acordo com o governo do departamento de La Paz.

O governador César Cocarico informou que o episódio ocorreu no fim de semana passado, e que só foi possível obter informações sobre os acontecimentos depois que uma comissão do governo, da Polícia e do Ministério Público entrou na mina de ouro de Arcopongo, de difícil acesso, na segunda-feira.

Os enfrentamentos, com armas de fogo, paus e pedras, envolveram trabalhadores das cooperativas privadas de Ullakaya Condorini e Palma Flor, que disputam o controle do local.

Dois mortos foram achados no interior da mina, e outro no povoado de Palma Flor. O número de feridos é incerto. "Os três mortos são da comunidade de Palma Flor", que fica próxima à jazida, anunciou Cocarico em coletiva de imprensa. De acordo com ele, os confrontos começaram "na quinta-feira passada e terminaram no domingo".


Os conflitos pela exploração de minas são frequentes na Bolívia. Geralmente ocorrem entre trabalhadores de grupos rivais, entre cooperativas e funcionários estatais ,ou entre cooperativas e indígenas.

O governo tem dificuldade para controlar a exploração de minerais, geralmente feita em condições precárias de trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação