Mundo

Pró-russos tomam combatentes feridos como reféns em hospital ucraniano

Os rebeldes montavam guarda na entrada de um dos principais hospitais de Donetsk, bem como nas escadas e no interior de seus quatro andares

Agência France-Presse
postado em 24/05/2014 12:05
Donetsk - Separatistas pró-russos tomaram o controle de um hospital em seu reduto de Donetsk, leste da Ucrânia, e fizeram reféns os combatentes pró-Kiev feridos nos confrontos desta sexta-feira, que deixaram sete mortos. Os rebeldes montavam guarda na entrada de um dos principais hospitais de Donetsk, bem como nas escadas e no interior de seus quatro andares.

No fim da manhã, médicos tentaram negociar com os rebeldes, explicando que sua presença era incômoda para os funcionários, pacientes e visitantes. "Somos simples observadores", respondeu um dos rebeldes, armado com um kalashnikov.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo um médico, que não quis ser identificado, o hospital recebeu "vários feridos nos confrontos da manhã desta sexta-feira. Os rebeldes chegaram ao meio-dia, para procurar estes feridos."

Sete combatentes morreram ontem em confrontos entre pró-russos e voluntários do batalhão de apoio do Exército ucraniano perto da localidade de Karlivka, a 20km de Donetsk. "Temos vários feridos que passaram por cirurgias na cabeça e poderão ser transferidos em breve. Esses homens querem saber quando poderão retirá-los do hospital para trocá-los por seus próprios feridos", explicou o médico.

Funcionários do hospital fizeram poucos comentários. "Olhe ao redor de nós, o mundo enlouqueceu. Isto é um hospital e estamos trabalhando cercados por homens armados. Todo mundo está com medo", desabafou uma enfermeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação