Mundo

Merkel encerra campanha das eleições europeias pedindo diálogo com Moscou

Chanceler alemã fez um apelo ao diálogo com a Rússia sobre a crise na Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 24/05/2014 14:16
Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, encerrou neste sábado (24/5) a campanha de seu partido conservador CDU para as eleições europeias, fazendo um apelo ao diálogo com a Rússia sobre a crise na Ucrânia. O candidato do Partido Socialista Europeu (PSE) à Presidência da Comissão Europeia, o alemão Martin Schulz, mencionou os 75 anos do início da Segunda Guerra Mundial para pedir que os populistas sejam derrotados, durante um ato em Frankfurt (oeste).

Leia mais notícias em Mundo

Durante o último evento de campanha da União Cristã-Democrata (CDU, nas siglas em alemão), em Worms (sudoeste), Merkel falou da reconstrução europeia após o conflito e do compromisso com a paz, de acordo com a agência alemã DPA. "Nosso dever hoje consiste em manter o trabalho de paz, e -exatamente no que se refere à Ucrânia- em negociar com a Rússia, estendendo sempre a mão, mesmo que não concordemos em tudo", disse a chanceler. "Hoje, resolvemos nossos conflitos de forma diferente, não com guerra, mas com discussões pacíficas", acrescentou.

Ela também reafirmou a oposição de seu partido a qualquer divisão das dívidas dos Estados-membros. "Nós somos solidários e nos ajudamos, mas esperamos também que aqueles que precisam de ajuda façam seus deveres de casa", explicou.

Quanto a Martin Schulz, ele alertou para a ameaça representada por aqueles que são contra a União Europeia, que querem destruir os laços entre os Estados. "São os mesmos que propagam novamente a retórica nacionalista, o antissemitismo, o ódio e o racismo", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação