Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pelo menos 28 mortos em confrontos tribais no sudeste do Sudão

Os choques entre comunidades pelo controle dos recursos se intensificaram nos últimos anos, segundo um relatório do secretário-geral da ONU

Cartum - Pelo menos 28 pessoas morreram em confrontos tribais no sudeste do Sudão, anunciaram neste sábado chefes de dois grupos étnicos. Os enfrentamentos entre as tribos Ma;aliya e Hamar eclodiram nesta quinta-feira na fronteira entre as províncias de Darfur Leste e Kordofan Oeste, redutos de vários movimentos rebeldes. "Trinta e duas pessoas de ambos os grupos morreram", declarou um chefe Hamar.

Leia mais notícias em Mundo

Uma liderança dos Ma;aliya indicou que na sexta-feira à noite o número de mortos era de 28, afirmando que um roubo de gado havia desencadeado o conflito. "As autoridades locais controlavam a situação, mas depois vieram homens armados em dromedários e queimaram uma aldeia ma;aliya, matando seis pessoas, e, então, os combates foram retomados", indicou.

Em dezembro, outros enfrentamentos entre os Hamar e os Ma;aliya deixaram 38 mortos nas mesmas regiões, de acordo com a ONU.

Os choques entre comunidades pelo controle dos recursos se intensificaram nos últimos anos, segundo um relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentado em fevereiro.