Mundo

Pelo menos 28 mortos em confrontos tribais no sudeste do Sudão

Os choques entre comunidades pelo controle dos recursos se intensificaram nos últimos anos, segundo um relatório do secretário-geral da ONU

Agência France-Presse
postado em 24/05/2014 15:40
Cartum - Pelo menos 28 pessoas morreram em confrontos tribais no sudeste do Sudão, anunciaram neste sábado chefes de dois grupos étnicos. Os enfrentamentos entre as tribos Ma;aliya e Hamar eclodiram nesta quinta-feira na fronteira entre as províncias de Darfur Leste e Kordofan Oeste, redutos de vários movimentos rebeldes. "Trinta e duas pessoas de ambos os grupos morreram", declarou um chefe Hamar.

Leia mais notícias em Mundo

Uma liderança dos Ma;aliya indicou que na sexta-feira à noite o número de mortos era de 28, afirmando que um roubo de gado havia desencadeado o conflito. "As autoridades locais controlavam a situação, mas depois vieram homens armados em dromedários e queimaram uma aldeia ma;aliya, matando seis pessoas, e, então, os combates foram retomados", indicou.

Em dezembro, outros enfrentamentos entre os Hamar e os Ma;aliya deixaram 38 mortos nas mesmas regiões, de acordo com a ONU.

Os choques entre comunidades pelo controle dos recursos se intensificaram nos últimos anos, segundo um relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentado em fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação