Mundo

Zuma promete transformação econômica radical na África do Sul

Presidente sul-africano deve anunciar novo governo no domingo (25/5)

Agência France-Presse
postado em 24/05/2014 19:11
Pretória - O presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciou neste sábado, durante a cerimônia de posse de seu segundo mandato, uma transformação socioeconômica "radical" no país, ainda marcado pelas flagrantes desigualdades que persistem desde o fim do Apartheid há 20 anos.

[SAIBAMAIS]Durante uma cerimônia em Pretória, com jeito de festa nacional e de show diplomático, com a presença de vários chefes de Estado africanos e cerca de 4.500 convidados, Zuma, de 72 anos, prestou juramento e prometeu respeitar a Constituição instaurada em 1996, após o fim do regime racista do Apartheid. "Com a ajuda de Deus", afirmou, repetindo solenemente as palavras do presidente da Corte Constitucional.

Presidente desde 2009, Zuma foi confirmado no cargo na última quarta-feira, 21 de maio, pelos deputados, depois da vitória de seu partido, o Congresso Nacional Africano, nas eleições legislativas de 7 de maio, com 62,15% dos votos. Zuma deve anunciar seu novo governo no domingo.



"Concluímos com sucesso a primeira fase da nossa transformação. Hoje, é o início da segunda fase da nossa transição do Apartheid para a democracia", afirmou, em seu discurso de posse, transmitido por vários canais de televisão. "Essa segunda fase implicará a realização de transformações socioeconômicas radicais", garantiu, sinalizando uma maior intervenção do Estado na economia e medidas de promoção mais radicais em favor da maioria negra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação