Mundo

Boca de urna indica que milionário Poroshenko vence eleições na Ucrânia

Segundo a pesquisa, o pró-ocidental conquistou a vitória em primeiro turno com quase 56%

Agência France-Presse
postado em 25/05/2014 15:21

Petro Poroshenko teve quase 56% dos votos

Kiev - O magnata pró-ocidental Petro Poroshenko foi dado como vencedor no primeiro turno da eleição presidencial na Ucrânia com quase 56% dos votos, de acordo com uma pesquisa de boca de urna. Ele tem uma grande vantagem sobre a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, com 12,9% dos votos, de acordo com a sondagem feita por um consórcio de três institutos de pesquisas ucranianos divulgada no momento do fechamento dos centros de votação. Se Poroshenko receber mais de 50%, ele será eleito no primeiro turno.

O provável presidente já discursou como novo chefe de Estado, voltando a ressaltar as prioridades de seu governo. Ele afirmou que sua primeira tarefa como presidente ucraniano será "acabar com a guerra e restaurar a paz". O "Rei do Chocolate" prometeu administrar a Ucrânia da mesma foram que sua empresa, a Roshen.



Único oligarca a ter apoiado a mobilização pró-europeia na Ucrânia, este especialista em relações econômicas internacionais foi ministro da Economia do presidente deposto Viktor Yanukovytch, além de ter ocupado a pasta das Relações Exteriores e a presidência do Banco Central no governo do pró-ocidental Viktor Yushenko.
A população foi às urnas escolher o novo líder
Os ucranianos foram às urnas em grande número neste domingo para eleger seu futuro presidente, à exceção do leste do país. O novo chefe de Estado terá a dura missão de acabar com o movimento separatista armado e de melhorar as relações com a Rússia.

No leste industrial da Ucrânia, controlado por separatistas, muitos centros eleitorais ficaram fechados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação