Base Aérea de Bagram - O presidente americano, Barack Obama, aterrissou no Afeganistão neste domingo em uma visita surpresa para homenagear os sacrifícios das tropas dos Estados Unidos na mais longa guerra já enfrentada pelo país.
Obama deixou a Casa Branca na noite de sábado e voou em segredo, chegando à base aérea de Bagram, cerca de 40 quilômetros ao norte de Cabul.
Obama se reunirá com autoridades militares americanas e com representantes da sociedade civil, mas não está previsto um encontro com seu homólogo afegão, Hamid Karzai, ou com os candidatos ao segundo turno das eleições presidenciais afegãs, Abdullah Abdullah e Ashraf Ghani.
Esta visita ocorre um dia antes do Memorial Day, feriado nos Estados Unidos em homenagem aos ex-combatentes.
Obama chega em meio a tensões entre Afeganistão e Estados Unidos, já que o presidente afegão se negou a assinar um acordo de segurança bilateral (BSA) para manter um contingente americano no país depois da retirada de 51.000 soldados da Otan antes do fim do ano.
O fim da permanência das tropas da coalizão suscita temores de uma nova onda de violência no Afeganistão, que enfrenta uma insurreição violenta dos talibãs que 12 anos de intervenção militar ocidental não conseguiram controlar.