Agência France-Presse
postado em 25/05/2014 18:29
Os conservadores do Partido Popular Europeu (PPE) totalizam 211 cadeiras nas eleições para o Parlamento Europeu, encerradas neste domingo, seguidos dos social-democratas, com 193; e dos liberais, com 74, de acordo com as primeiras projeções divulgadas pelo Parlamento Europeu.[SAIBAMAIS]Nesse novo Parlamento de 751 assentos, os partidos antissistema, antieuropeus e de extrema direita - inexistentes na legislatura em final de mandato - somam 129 cadeiras, segundo as estimativas.
O candidato do Partido Popular Europeu (PPE, conservadores) à presidência da Comissão Europeia, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, disse que seu grupo está "ganhando as eleições europeias" e reivindicou a presidência do Executivo do bloco.
"O PPE está ganhando as eleições europeias e reivindica, por isso, a presidência da Comissão Europeia", escreveu Juncker, em sua conta no Twitter.
França
A Frente Nacional, considerada de ultradireita, teve uma vitória histórica nas eleições europeias na França, conquistando entre 24% e 25% dos votos, à frente do partido de direita UMP (20% a 21%), segundo estimativas de cinco institutos de pesquisa.
Na terceira posição, o Partido Socialista, do governo, obteve entre 14% e 15% dos votos, sofrendo uma nova derrota eleitoral, após a das eleições municipais de março.
Alemanha
Os conservadores (CDU/CSU), da chefe de governo alemã Angela Merkel, lideravam as eleições europeias na Alemanha deste domingo, apesar de um avanço do partido eurocético AfD e dos social-democratas do SPD, de acordo com pesquisas de boca de urna.
Os conservadores da CDU/CSU tinham 36% dos votos (contra 37,9% em 2009), à frente do SPD, com 27,5% (contra 20,8 em 2009). O novo partido eurocético alemão AfD, criado em 2013, recebia 6,5% dos votos, o que o permitiria entrar no Parlamento Europeu, segundo os primeiros números divulgados pela televisão pública alemã.
Dinamarca
O Partido do Povo, contrário aos imigrantes, venceu as eleições europeias na Dinamarca, com 23% dos votos, segundo uma pesquisa de boca de urna divulgada neste domingo pela TV pública DR.
A pesquisa, que ouviu 3.036 eleitores, coloca o partido à frente dos social-democratas, que conquistaram 20,2% dos votos.
Se os resultados se confirmarem, o Partido do Povo terá três das 13 cadeiras a que o país tem direito no Parlamento Europeu.