Mundo

Iêmen: confronto entre Exército e Al-Qaeda deixa nove mortos

Saleh al-Tays, um dos membros da Al-Qaeda mais procurados pelo governo, foi morto em uma operação na província de Sanaa

Agência France-Presse
postado em 25/05/2014 21:22
Sana - Pelo menos nove pessoas morreram em um enfrentamento perto da capital do Iêmen, entre o Exército e indivíduos suspeitos de pertencerem à rede Al-Qaeda, sendo seis soldados e três "jihadistas", segundo fontes de segurança e da autoridade tribal.

À noite, foram lançados dois ataques de aviões não tripulados ("drones") contra supostos membros da Al-Qaeda em Wasl, um povoado de Arhab, 20 km ao norte de Sanaa, disseram fontes tribais. Os EUA são o único país que opera essas aeronaves no Iêmen, mas as autoridades americanas raramente reconhecem essas ações.

Em nota, o Ministério da Defesa declarou que Saleh al-Tays, um dos membros da Al-Qaeda mais procurados pelo governo, foi morto em uma operação na província de Sanaa.



Segundo o "site" do Ministério, o <26sep.net>, Al-Tays estava envolvido no ataque que matou um líder xiita, em Sanaa, em 21 de janeiro. Saleh al-Tays havia conseguido escapar de dois ataques de "drones", o último deles em dezembro.

Para escapar dos ataques aéreos, os ativistas fugiram para um povoado vizinho, Ozer, onde as tropas iemenitas lançaram um ataque terrestre, informaram as mesmas fontes.

Um membro das forças de segurança garantiu que o Exército matou três ativistas e prendeu outros quatro.

Fontes tribais disseram à AFP que, no ataque, também morreram seis membros das forças especiais do Iêmen.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação