Agência France-Presse
postado em 26/05/2014 11:39
Damasco - A Síria declarou nesta segunda-feira (26/5) o encarregado de negócios da Jordânia como persona non grata, indicou a rede de televisão oficial, depois que as autoridades jordanianas concederam nesta segunda-feira 24 horas para o embaixador da Síria abandonar o país.[SAIBAMAIS]"O ministério das Relações Exteriores sírio ordenará a expulsão do encarregado de negócios jordaniano em Damasco, depois que o ministério das Relações Exteriores jordaniano declarou o embaixador sírio em Amã persona non grata", declarou a rede de televisão Al-Ikhbariya. O ministério das Relações Exteriores ainda não anunciou publicamente sua decisão.
A Jordânia ordenou nesta segunda-feira a expulsão do embaixador da Síria, Bahjad Suleiman, em menos de 24 horas por seus reiterados insultos contra o reino, declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, citado pela agência de notícias oficial Petra. O porta-voz do ministério lamentou que o diplomata sírio não tenha ouvido as reiteradas advertências da Jordânia, como a realizada em junho de 2013, e pediu que "não abuse da hospitalidade jordaniana".
Amã considerou na época que Suleiman "havia violado todas as regras diplomáticas" com seu comportamento e declarações, ao mesmo tempo em que advertiu que da próxima vez o declararia persona non grata. A Jordânia, que acolhe 600 mil refugiados sírios, sempre quis se distanciar tanto do regime sírio quanto dos rebeldes, preocupada por uma propagação do conflito no país vizinho.