Mundo

Presidente dos Estados Unidos felicita novo primeiro-ministro indiano

Narendra Modi tomou posse hoje após prestar juramento

Agência France-Presse
postado em 26/05/2014 12:50
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicita o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que prestou juramento nesta segunda-feira (26/5), e espera trabalhar estreitamente com o novo governo indiano, declarou a Casa Branca em um comunicado.

[SAIBAMAIS]"Como duas das grandes democracias do mundo, Índia e Estados Unidos compartilham um vínculo e um compromisso estreitos a favor da promoção das oportunidades econômicas, da liberdade e da segurança de nossos cidadãos e no mundo", afirma a presidência americana.



O presidente Obama já havia telefonado para o novo primeiro-ministro indiano no dia 16 de maio, quando foi anunciada a vitória do partido nacionalista hindu BJP de Modi nas eleições legislativas. Barack Obama convidou na ocasião o primeiro-ministro a visitar os Estados Unidos "para fortalecer as relações bilaterais" entre os dois países envolvidos em uma associação estratégica.

O líder nacionalista hindu Narendra Modi tomou posse como primeiro-ministro da Índia nesta segunda-feira, 10 dias depois de sua ampla vitória nas eleições legislativas, em uma cerimônia em Nova Délhi na presença de várias autoridades da região. "Eu, Narendra Damodardas Modi, juro em nome de Deus manter a integridade da Índia", declarou em hindi. "Trabalharei sem temor, sem revolta e sem ódio, e farei justiça a todos de acordo com a Constituição".

A chegada ao poder de Modi, líder do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), representa uma guinada para a direita da Índia, que foi governada durante os últimos 10 anos pelo Partido do Congresso da dinastia Nehru-Gandhi. Modi, filho de um vendedor de chá, de 63 anos, conquistou a maioria mais ampla no Parlamento dos últimos 30 anos, com um programa centrado na retomada do crescimento e na criação de empregos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação