Mundo

Chefe militar nigeriano anuncia ter localizado estudantes sequestradas

Mais de 200 meninas foram raptadas pelo grupo Boko Haram

Agência France-Presse
postado em 26/05/2014 17:25
Abuja - O chefe do Estado-Maior da Aeronáutica na Nigéria, marechal Alex Badeh, afirmou nesta segunda-feira (26/5) que as mais de 200 estudantes sequestradas pelo grupo Boko Haram foram localizadas.

Jovens sequestradas em vídeo divulgado pelo Boko Haram
"A boa notícia para as meninas é que sabemos onde elas estão, mas não podemos revelar a vocês", anunciou à imprensa o militar de mais alta patente do país, do lado de fora do gabinete central do Ministério da Defesa, em Abuja.

O governo e os militares nigerianos têm sido fortemente criticados pela forma como reagiram ao sequestro em massa das adolescentes, ocorrido em 14 de abril. Foi preciso aceitar ajuda estrangeira, inclusive dos Estados Unidos Unidos, para a operação de resgate.



Drones e naves de vigilância aérea americanos têm sobrevoado o noroeste da Nigéria e o Chade, país vizinho, enquanto britânicos e israelenses dão assistência às forças terrestres. As declarações foram feitas logo depois de Badeh se dirigir a manifestantes que protestavam em frente à sede do ministério. Protestos diários têm sido realizados para pressionar o governo.

Ele classificou a operação como um "segredo militar" e recusou-se a revelar qualquer detalhe sobre a localização das 23 jovens. Garantiu, no entanto, que o governo está trabalhando. "Traremos de volta as meninas", prometeu.

Ao violência no país não dá trégua. Pelo menos vinte pessoas foram mortas e várias estão sendo consideradas desaparecidas depois de um ataque cometido no domingo por supostos integrantes do Boko Haram contra um aldeia cristã no nordeste da Nigéria, anunciou nesta segunda um porta-voz do governo.

Homens fortemente armados atacaram a aldeia de Waga, no estado de Adamawa, abrindo fogo contra os moradores, declarou Ahmed Soji. "Os homens armados, supostamente do Boko Haram, chegaram em motos e caminhões, mataram 20 pessoas e incendiaram várias casas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação