Agência France-Presse
postado em 26/05/2014 18:59
Barcelona - O despejo de um popular casarão ocupado há 17 anos em Barcelona provocou nesta segunda-feira (26/5) confrontos entre policiais e grupos de manifestantes, com várias pessoas sendo detidas. O principal distúrbio ocorreu ao entardecer, quando centenas de manifestantes queimaram contêineres, quebraram vitrines e lançaram pedras contra policiais e jornalistas.A polícia agiu para dissolver o protesto, investindo contra os grupos de manifestantes e perseguindo diversos ativistas. Durante a repressão, os policiais foram alvo de objetos atirados de janelas de prédios vizinhos. "Há vários detidos, mas não podemos precisar um número", disse à AFP um oficial da polícia.
O despejo da "Can Vies" começou às 11h (8h Brasília), quando a polícia iniciou a retirada de diversas pessoas que estavam entrincheiradas no interior do casarão. Ocupado por grupos de esquerda radical desde 1997, o casarão se tornou um popular centro social de bairro, organizando concertos, exibindo filmes e realizando cursos de formação profissional.
O imóvel foi reclamado pela TMB, a empresa pública encarregada do transporte metropolitano de Barcelona, proprietária do casarão, que pretende derrubá-lo como parte de obras de urbanização. Após três meses de negociações que não deram resultado, a Justiça decretou o despejo do prédio, que já está sendo derrubado.