As eleições do Parlamento Europeu transformaram a legenda separatista Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) na maior força política da região nordeste da Espanha. O resultado reforça o poder do partido, que defende a soberania do território em relação à Espanha, e aumenta as expectativas regionais de um possível processo de independência. Ao todo, forças pró-independência obtiveram 55,82% dos votos, resultado mais de 18 pontos superior ao de 2009, quando aconteceram as últimas eleições do bloco.
A participação nas eleições europeias, que na Espanha é facultativa, teve um aumento em todo o país, contrariando a média do bloco, que foi reduzia a 43,11%. Na Catalunha, 47,44% da população participaram das eleições, dez pontos acima do registrado nas últimas eleições. O resultado aumenta a pressão pela autonomia. "Esta é uma mensagem potente a Madri e a Bruxelas de somos forças claramente majoritárias", defendeu Josep María Terricabras, candidato da ERC.
O jornal Ara (www.ara.cat), da Catalunha, expressou com exatidão a situação na região. Em um belo resumo do fim de semana, estampou, em inglês, a manchete "We Want to Vote".
No começo do ano, o parlamento catalão aprovou um pedido para a realização de um referendo de autodeterminação, marcado para 9 de novembro. O pedido, no entanto, foi rejeitado por autoridades espanholas. A Catalunha responde por um quinto da economia e 16% da população da Espanha.