Mundo

Promotoria pede prisão perpétua para acusado da morte de jornalista russa

Anna Politkovskaia foi assassinada em 2006, na entrada do prédio em que morava

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 11:35
Moscou - A promotoria pediu entre 15 anos e prisão perpétua para os cinco homens condenados pelo assassinato da jornalista russa Anna Politkovska;a, assassinada em 2006, informaram as agências russas.

[SAIBAMAIS]O promotor Boris Loktionov pediu prisão perpétua para Rustam Makhmudov, declarado culpado em 21 de maio por ter disparado contra a jornalista na entrada de seu prédio. Também pediu 22 anos de prisão para Lom Ali Gaitukaiev, tio do pistoleiro, e para um policial moscovita, Serguei Khadzhikurbanov, declarados culpados de participar na preparação do do assassinato.



Pediu 15 anos e 19 anos para os irmãos do pistoleiro, Djarbrail e Ibragim Mahmudov, acusados de terem vigiado a jornalista e avisado se irmão de sua chegada. Os advogados dos filos da vítima pediram ao tribunal clemência para com Djabrail e Ibragim Mahmudov, ao considerar que desempenharam um papel menor no assassinato, e pediram entre oito anos e oito anos e meio de prisão. O juiz dará seu veredicto em 9 de junho.

O assassinato da jornalista investigativa que trabalhou para o jornal independente Novaia Gazeta, muito crítica da política do Kremlin na Chechênia, comoveu o mundo e provocou a indignação da mídia estrangeira e das organizações de defesa dos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação