Mundo

Novo premiê da Índia pede ao Paquistão medidas contra ataques terroristas

Narendra Modi ao colega político que "respeite o compromisso de evitar que em seu território sejam organizados ataques terroristas contra a Índia"

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 12:02
Nova Délhi - O novo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, pediu nesta terça-feira (27/5) ao colega paquistanês, Nawaz Sharif, que atue para evitar os "ataques terroristas" que ativistas do país vizinho cometem na Índia, anunciou o ministério indiano das Relações Exteriores.

[SAIBAMAIS]Modi pediu ao colega que "respeite o compromisso de evitar que em seu território sejam organizados ataques terroristas contra a Índia", informou o secretário de Estado das Relações Exteriores, Sujatha Singh. Os dois políticos se reuniram durante 50 minutos nesta terça-feira em Nova Délhi para tentar retomar o diálogo entre os dois países, que estava paralisado desde os atentados de Mumbai em 2008 que a Índia atribui aos islamitas paquistaneses.



Narendra Modi convidou Sharif para a cerimônia de posse na segunda-feira. "Queremos ter relações pacíficas e amistosas com o Paquistão, mas para conseguir isto é importante acabar com a violência e o terror", completou o secretário de Estado. "Estamos conversando sobre comércio e decidimos normalizar nossas relações econômicas", afirmou Sujatha Singh, antes de afirmar que os dois chefes de Governo acreditam que isto deve acontecer o "mais rápido possível".

Índia e Paquistão protagonizaram três guerras desde 1947 e a desconfiança domina a relação entre os dois países, apesar de uma situação um pouco melhor ao fim do mandato do antecessor de Modi, Manmohan Singh.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação