Mundo

Putin pede "fim imediato de operação de punição" no leste da Ucrânia

O leste ucraniano foi palco dos combates pelo controle do aeroporto de Donetsk, que deixaram ao menos 40 mortos

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 12:51
Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, pediu nesta terça-feira (27/5) "o fim imediato da operação de punição do exército" ucraniano no leste do país, onde os combates entre forças ucranianas e insurgentes pró-russos pelo controle do aeroporto de Donetsk deixaram ao menos 40 mortos.

[SAIBAMAIS]Em uma conversa telefônica com o chefe de Governo italiano, Matteo Renzi, Vladimir Putin "ressaltou a necessidade de deter imediatamente a operação de punição do exército nas regiões do sudeste e instaurar um diálogo pacífico entre Kiev e os representantes das regiões" ucranianas, declarou o Kremlin em um comunicado. Pouco antes, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, também havia pedido o fim imediato da violência na Ucrânia.



"A tarefa número um e o teste de solidez das autoridades de Kiev, visto o resultado das eleições presidenciais, é o fim imediato do uso do exército contra a população e o fim da violência de todas as partes envolvidas", declarou durante uma coletiva de imprensa. O exército ucraniano lançou um ataque na segunda-feira contra o aeroporto de Donetsk, no leste, que havia sido tomado na véspera por insurgentes armados pró-russos.

Lavrov declarou, por sua vez, que a Rússia não cogita no momento uma visita do novo presidente ucraniano pró-ocidental Petro Poroshenko, eleito no domingo. "O tema de uma visita à Rússia de Poroshenko não se cogita, não se discute, nem pelos canais diplomáticos, nem por nenhum outro canal", disse. Acrescentou, no entanto, que a Rússia o apoiará se constatar que atua no interesse de todos os ucranianos. "Se for o caso, encontrará em nós um sócio sério e confiável", disse Lavrov, condenando o fato de que após sua vitória Poroshenko anunciou o prosseguimento da operação militar no leste da Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação