Mundo

Desabamento de mina de ouro deixa ao menos seis mortos em Gana

Seis mineiros escavavam sem permissão uma área pertencente a uma companhia mineradora da cidade de Kyekyewere quando o acidente ocorreu

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 13:10
Acra - Seis mineiros ilegais morreram e três ficaram feridos no desabamento de uma mina de ouro em Gana, na região central de Ashanti, indicou nesta terça-feira (27/5) uma autoridade local.

[SAIBAMAIS]"Eles haviam descido muito quando tudo desmoronou", segundo Francis Dodovi, porta-voz da autoridade responsável pela segurança na região. Os seis mineiros escavavam sem permissão uma área pertencente a uma companhia mineradora da cidade de Kyekyewere quando o acidente ocorreu segunda-feira à noite. Esse foi o segundo acidente do tipo em Kyekyewere em um pouco mais de um ano. Em abril de 2013, 17 pessoas morreram ao tentar escavar ilegalmente uma mina que pertencia a outra pessoa.



A região de Ashanti foi recentemente cenário de uma corrida ilegal pelo ouro, impulsionada por um relativo aumento do preço do metal. A extração de ouro é ilegal para os estrangeiros, mas um grande número de mineiros chineses e de outras nacionalidades chegaram em massa nos últimos anos a esta região central de Gana. No ano passado, as autoridades do país deportaram 4.700 pessoas, em sua maioria de nacionalidade chinesa. Gana é o segundo maior produtor de ouro da África.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação