Mundo

Irã pede que potências do Ocidente resistam à pressão de Israel e aliados

O ministro iraniano pediu ainda que as potências sejam mais sérias e realistas durante a próxima rodada de negociações em Viena

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 13:29
Teerã - O Irã fez um apelo nesta terça-feira (27/5) para que as potências ocidentais resistam a qualquer pressão exercida pelas partes não envolvidas diretamente nas negociações sobre o programa nuclear iraniano, em uma clara referência a Israel e aos seus aliados.

[SAIBAMAIS]Depois de se reunir em Istambul com a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ahston, o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, pediu que as potências sejam mais sérias e realistas durante a próxima rodada de negociações em Viena, de 16 a 20 de junho. Israel, considerada a única potência nuclear da região, denuncia o acordo temporário fechado no fim de 2013 entre o Irã e o grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), em virtude do qual o Irã suspendeu algumas atividades nucleares em troca de uma suspensão parcial das sanções ocidentais.



O objetivo das negociações em Viena entre o Irã e o grupo 5%2b1 é alcançar um acordo definitivo sobre o programa nuclear iraniano. O grupo 5%2b1 "não deve se deixar enganar pelos grupos de pressão e pelas pessoas alheias às negociações", declarou Zarif em referência a Israel e ao Congresso dos Estados Unidos. O Estado hebreu e as potências ocidentais acusam o Irã de tentar produzir uma bomba atômica, algo que Teerã desmente.

Para Zarif, um acordo sobre o programa nuclear é possível. A suspensão das sanções impostas ao Irã é "a base de nosso trabalho" para alcançar um acordo global que "preserve os direitos e a dignidade de nossa nação", reiterou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação