Mundo

Milícia rouba armas entregues por EUA às Forças Armadas líbias

As Forças Armadas líbias fazem parte de um programa financiado com fundos secretos do Pentágono e criado para treinar comandos locais

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 13:38
Washington - Armas entregues pelos Estados Unidos a uma unidade do Exército líbio para missões antiterroristas foram roubadas em agosto passado por uma milícia, colocando fim a este programa de treinamento secreto, revelou nesta terça-feira (27/5) o The New York Times.

[SAIBAMAIS]O programa, financiado com fundos secretos do Pentágono, foi criado em vários países do Sahel (Mauritânia, Níger e Mali) e na Líbia, para treinar comandos locais para perseguir militantes extremistas, particularmente aqueles da Al-Qaeda no Magreb (AQMI), explica o jornal. Mas a experiência terminou rápido na Líbia, onde a multiplicação de milícias após a queda de Muanmar Kadhafi em 2011 afundou o país no caos.



"O treinamento inicial mais ambicioso na Líbia chegou ao fim de maneira vergonhosa", quando uma destas milícias se apoderou das armas e dos equipamentos fornecidos às Forças Armadas no âmbito desta formação, afirma o jornal. Os incidentes ocorreram no dia 4 de agosto de 2013 na base de Camp Younis, situada a 20 km de Trípoli. Os treinadores americanos haviam fornecido fuzis de assalto M4, óculos de visão noturna, pistolas e veículos blindados à unidade antiterrorista que treinavam.

Uma milícia se apoderou destas armas e equipamentos durante uma incursão realizada pouco antes do amanhecer, provavelmente depois de ter sido informada por um militar líbio. Este programa secreto de formação estava dotado de várias dezenas de milhões de dólares. Um orçamento de 29 milhões de dólares está previsto para a Mauritânia, outro de 15 milhões para o Níger, onde o Pentágono mobilizou dois drones Reaper para ajudar as forças africanas e francesa a reprimir o grupo AQMI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação