Mundo

Otan saúda compromisso dos EUA no Afeganistão até o fim de 2016

Aliados mantêm atualmente pouco mais de 17 mil soldados, além das tropas americanas

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 19:39
A Otan saudou nesta terça-feira (27/5) o anúncio do presidente americano, Barack Obama, de que vai manter 9.800 militares no Afeganistão até o fim de 2016, em "uma contribuição significativa", "em conformidade" com os planos da aliança atlântica, de acordo com sua porta-voz. "Saudamos a contribuição significativa que os Estados Unidos pretendem dar à missão Resolute Support da Otan para treinar, instruir e auxiliar as forças de segurança afegãs", afirmou Oana Lungescu em um comunicado.


"Ela está em conformidade com nossos planos e mostra o compromisso dos aliados da Otan", acrescentou a porta-voz da aliança. A preparação da futura missão e as contribuições dos países voluntários estão na agenda da próxima reunião dos ministros da Defesa dos países da Otan, na semana que vem em Bruxelas. Como Obama havia afirmado, a Otan advertiu que a missão está condicionada à assinatura de um Tratado Bilateral de Segurança (BSA, nas siglas em inglês) com os Estados Unidos pelo governo de Cabul, lembrou Lungescu.

Durante um discurso na Casa Branca, o presidente Obama disse ter decidido manter 9.800 militares americanos no Afeganistão, contra os 32.800 mobilizados atualmente, ao final da missão de combate da Otan no fim do ano. A retirada completa ocorreria dois anos depois, pouco antes do fim do seu segundo mandato. Os aliados mantêm atualmente 17.700 soldados, além das tropas americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação