Mundo

Polícia de Nova York receberá antídotos para tratar overdose de heroína

O procurador-geral do Estado de Nova York, Eric Schneiderman, explicou que as autoridades financiariam equipamentos para 19.500 policiais com naloxona, um remédio muito usado no tratamento da intoxicação aguda por opiáceos

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 21:34
Nova York - A polícia de Nova York receberá kits com um antídoto para tratar a overdose de heroína, como parte da campanha para lutar contra a "epidemia" desta droga na cidade, anunciaram autoridades nesta terça-feira (27/5).

O procurador-geral do Estado de Nova York, Eric Schneiderman, explicou que as autoridades financiariam equipamentos para 19.500 policiais com naloxona, um remédio muito usado no tratamento da intoxicação aguda por opiáceos.

Este financiamento entra no âmbito de um programa comunitário de prevenção da overdose (COP, na sigla em inglês), lançado no mês passado.

"O programa COP é uma parte essencial do nosso esforço por combater o aumento dos casos de overdose de heroína, que é uma praga para as comunidades e as famílias", destacou Schneiderman.

Um projeto piloto no distrito nova-iorquino de Staten Island (sul) "mostrou sua eficácia", destacou o chefe da polícia William Bratton.

"Isto salvará milhares de vidas e dará às pessoas uma segunda oportunidade", insistiu Schneiderman.


Na semana passada, as autoridades nova-iorquinas lançaram um grito de alerta pela "epidemia" de heroína na cidade, marcada por apreensões recorde desta droga em 2014 e o exclusivo aumento do número de overdoses.

O programa COP aprovou a distribuição de 25.000 kits a 150 forças da polícia no estado de Nova York.

Em Long Island, no condado de Suffolk (1,4 milhão de habitantes), a naloxona permitiu salvar a vida de 563 pessoas no ano passado, segundo as autoridades.

A cidade de Quincy (Massachusetts, nordeste) tinha sido a primeira dos Estados Unidos a equipar com naloxona seus policias em 2010.

Graças a este medicamento se conseguiu "reverter" 211 casos de overdose, um percentual de 95% de eficácia, segundo Schneiderman.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação