Mundo

Líderes da União Europeia lançam consultas sobre prioridades do Bloco

Estas consultas envolverão 'as nomeações' para as instituições da UE, mas se concentrarão especialmente sobre as 'prioridades' para os próximos cinco anos

Agência France-Presse
postado em 27/05/2014 21:48
Bruxelas - Os dirigentes europeus lançaram na noite desta terça-feira (27/5) uma série de consultas sobre as "prioridades" para a próxima Comissão Europeia e sobre as nomeações para as diversas instituições do bloco, informou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Os chefes de Estado e de Governo se reuniram para uma cúpula informal em Bruxelas após as eleições europeias, onde os partidos eurocéticos e de extrema direita provocaram um terremoto político.

Van Rompuy recebeu a missão dos 28 países membros da UE para realizar "consultas" com os grupos políticos do Parlamento Europeu e com os dirigentes do bloco.

"Os eleitores enviaram uma mensagem forte", disse Van Rompuy na entrevista coletiva ao final da cúpula.

O Conselho, onde estão representados os Estados membros, "define a estratégia da União Europeia e tem um papel chave, deve mostrar o caminho", explicou Van Rompuy, acrescentando que realizará consultas com os grupos parlamentares "uma vez constituídos".

Estas consultas envolverão "as nomeações" para as instituições da UE, em particular a presidência da Comissão (verdadeiro poder executivo do bloco), mas se concentrarão especialmente sobre as "prioridades" para os próximos cinco anos.



Os mandatários querem dar ênfase ao crescimento e ao emprego, assim como à competitividade, após anos de crises econômicas que levaram ao desemprego 26 milhões de pessoas.

Segundo as últimas projeções, o Partido Popular Europeu (PPE, centro direita) será o principal grupo político do Parlamento Europeu, com 213 das 751 cadeiras.

Os presidentes dos grupos do Parlamento em final de mandato, entre eles o candidato à presidência da Comissão e social democrata Martin Schulz, apoiaram nesta terça-feira o candidato do PPE, Jean-Claude Juncker, para que inicie consultas visando a formação de uma maioria.

Os chefes de Estado e de Governo nomearão o candidato a presidir a Comissão, que deve ter a maioria no Parlamento Europeu, e também o apoio da maioria dos Estados membros.

"O PPE venceu as eleições", disse o presidente francês, François Hollande.

Van Rompuy deve "ver se existe a possibilidade de uma maioria no Conselho e no Parlamento, verificar se estas maiorias existem", destacou Hollande.

O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, admitiu que houve discussões sobre nomes, mas nada além. Estas consultas levarão entre duas e três semanas.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, destacou que é preciso "fixar as prioridades políticas, que são muito mais importantes que os nomes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação