Mundo

Novos atentados fazem número de mortos no Iraque superar os 4 mil

Pior ataque ocorreu no norte da capital, onde um carro-bomba vitimou ao menos 16 pessoas e feriu outras 50

Agência France-Presse
postado em 28/05/2014 16:34
Bagdá- Ataques no Iraque mataram 33 pessoas nesta quarta-feira (28/5), em mais um episódio de uma onda de violência que já deixou mais de 4.000 mortos este ano. Tiroteios e atentados a bomba em Bagdá e em cidades do norte e oeste deixaram também dezenas de feridos, de acordo com fontes médicas e de segurança, que pediram anonimato.


O pior ataque ocorreu no norte da capital, onde um carro-bomba vitimou ao menos 16 pessoas e feriu outras 50. Outros ataques nos arredores da capital deixaram seis mortos. No norte, nas províncias de Kirkuk e Nineveh, três pessoas morreram. Na cidade de Tuz Khurmatu, também no norte, uma série de 11 bombardeios matou cinco pessoas, quatro delas da mesma família, e feriu 11.

As explosões tinham como alvo casas de pessoas de etnia turcomena. Outro bombardeio, em Fallujah, no oeste, deixou três mortos. O aumento no número de atentados suscita o temor de uma volta à situação de 2006 e 2007, quando conflitos sectários deixaram dezenas de milhares de mortos. As autoridades atribuem a onda da violência a fatores externos, como a guerra civil na Síria, país vizinho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação