Mundo

Confrontos na República Centro Africana deixam ao menos 15 mortos

Segundo testemunhas, homens armados invadiram a Igreja da Virgem de Fátima, próxima ao bairro de maioria muçulmana e mataram várias pessoas

Agência France-Presse
postado em 28/05/2014 21:14
Bangui - Ao menos quinze pessoas morreram, incluindo um padre, e 30 ficaram feridas nesta quarta-feira (28/5) em um ataque contra uma igreja durante confrontos em um bairro do centro de Bangui onde vivem cristãos e muçulmanos, informou a polícia.



Os enfrentamentos começaram ao meio-dia, nas imediações da Igreja da Virgem de Fátima, onde milhares de pessoas estavam refugiadas, e continuavam durante a noite com a troca de tiros em diversos bairros, especialmente em Roy Babe e Fouh, controlados pelas milícias cristãs.

Segundo testemunhas, homens armados invadiram a Igreja da Virgem de Fátima, próxima ao bairro de maioria muçulmana de PK-5, e mataram várias pessoas.

Após o ataque, cristãos e muçulmanos se enfrentaram nas imediações da Igreja, enquanto milhares de pessoas fugiam do bairro. Entre os mortos está o padre Paul Emile Nzale, 76 anos, disse à AFP o arcebispo Dieudonné Nzpalainga.

A crise centro-africana, que já deixou milhares de refugiados, se tornou um conflito intercomunitário envolvendo os ex-rebeldes Seleka, de maioria muçulmana, e os milicianos antibalaka, majoritariamente cristãos.

Em Bangui, onde a violência levou à fuga de milhares de muçulmanos nos últimos dias "diante do patente aumento da tensão", disse à AFP uma fonte ligada às forças francesas. A França tem cerca de 2 mil soldados estacionados no país, sendo 700 em Bangui, onde utiliza blindados leves para patrulhar as ruas. As forças africanas da MISCA congregam mais de 5 mil soldados do continente na República Centro Africana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação