Mundo

Separatistas pró-Rússia da Ucrânia confirmam prisão de observadores da OSCE

De acordo com a Agência Interfax, o líder pró-Moscou suspeitou que os quatro observadores poderiam ser espiões

Agência France-Presse
postado em 29/05/2014 12:30
Moscou - O líder dos separatistas pró-Rússia de Slaviansk, leste da Ucrânia, confirmou nesta quinta-feira (29/5) que suas forças prenderam quatro observadores da Organização para a Segurança e Cooperação a Europa (OSCE), desaparecidos desde segunda-feira.

[SAIBAMAIS]"O grupo que desapareceu no sul de Donetsk tem quatro pessoas. Sabemos onde estão, estão sãos e salvos", afirmou à agência Interfax Viatcheslav Ponomarev, o "prefeito" autoproclamado de Slaviansk. "Nós os prendemos. Vamos descobrir quem são, para onde seguiam e o motivo. Depois nós os soltaremos. Afirmamos que não serão deslocados durante algum tempo, mas estes quatro eram os mais temerários. Naturalmente os prendemos", disse.



De acordo com a Interfax, o líder pró-Moscou suspeitou que os quatro observadores poderiam ser espiões. A OSCE, com sede em Viena, anunciou na terça-feira que havia perdido o contato com uma equipe de quatro observadores - um dinamarquês, um estoniano, um turco e um suíço - que teriam sido detidos na segunda-feira por separatistas em um posto de controle.

O presidente em exercício da OSCE, Didier Burkhalter, qualificou na quarta-feira a detenção dos observadores de "ato de sabotagem" e exigiu a "libertação imediata e sem condições".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação