Mundo

Governo espanhol autoriza busca por petróleo perto das ilhas Canárias

"A decisão favorável mostra que a atividade que propomos é compatível com o respeito ao meio ambiente", explicou à AFP um porta-voz da Repsol

Agência France-Presse
postado em 29/05/2014 19:01
Madri - O governo espanhol deu sinal verde nesta quinta-feira (29/5) para o projeto de prospecção de petróleo perto das Ilhas Canárias apresentado pelo grupo Repsol, o que provocou a ira das autoridades locais e de ambientalistas, que denunciaram um "ato injustificável".

A Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável, emitida pelo Ministério de Agricultura, Alimentação e Ecologia permite a exploração a "uma distância de 60 km da costa das Canárias", explicou o ministério.



"A decisão favorável mostra que a atividade que propomos é compatível com o respeito ao meio ambiente", explicou à AFP um porta-voz da Repsol.

"É um ato injustificável, que deixa em grave risco tanto o meio ambiente como a principal atividade econômica das ilhas", o turismo, denunciaram em um comunicado conjunto Greenpeace, WWF, Amigos da Terra, Ecologistas em Ação e SEO/Birdlife.

O responsável pela administração de Fuerteventura, uma das ilhas do arquipélago, também reagiu com dureza.

"Eles fazem isso depois das eleições europeias. Fazem como os grandes ditadores: pelas costas de todos", declarou Mario Cabrera a uma rádio pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação