Agência France-Presse
postado em 01/06/2014 12:02
Bagdá - O envolvimento da Turquia nas exportações de petróleo da região autônoma do Curdistão iraquiano é "motivado pela ganância", denunciou neste domingo (1;/6) à AFP o responsável pela política energética de Bagdá, em um contexto de tensão entre os dois países."Acreditamos que a Turquia é motivada pela ganância, para tentar se apossar do petróleo iraquiano barato", declarou Hussein al-Shahristani, vice-primeiro ministro da Energia.
As autoridades turcas "têm facilitado o contrabando, e, obviamente, isso afetou a relação" entre os dois países, disse Shahristani, que recebeu a AFP em seu escritório na Zona Verde no centro da Bagdá.
"Tínhamos alcançado um nível relativamente bom de cooperação antes de a ganância levar a Turquia a participar do contrabando de petróleo iraquiano", acrescentou.
A Turquia anunciado em maio ter começado a fornecer aos mercados internacionais petróleo extraído do Curdistão iraquiano, enquanto Bagdá exige que todas as exportações de petróleo passem pelo governo central.
O governo iraquiano, em conflito há anos com as autoridades curdas de Erbil sobre esta questão, apresentou uma queixa em 23 de maio contra a Turquia perante a Câmara de Comércio Internacional (ICC), com sede em Paris.
Para Shahristani, o envolvimento de Ancara é uma "ação hostil" contra o Iraque.
"As ações turcas têm causado grande prejuízo para o Iraque", disse, acrescentando que "têm minado a economia e privado o povo iraquiano de receitas".
"Apelo ao Governo turco para que reconsidere a sua posição em relação ao dano potencial que pode causar às nossas relações bilaterais", acrescentou.
O governo iraquiano insiste em seu direito exclusivo de exportar petróleo.