Mundo

Manifestantes em Hong Kong recordam repressão chinesa em Tianamen

Esta manifestação, que acontece todos os anos poucos dias antes de 4 de junho, reuniu 3 mil pessoas segundo os organizadores

Agência France-Presse
postado em 01/06/2014 12:13
Hong Kong - Entre 2 mil e 3 mil pessoas foram às ruas neste domingo (1;/6) em Hong Kong por ocasião do 25; aniversário da repressão da "Primavera de Pequim", segundo os organizadores e a polícia.

Os habitantes desta ex-colônia britânica são os únicos a ter direito de protestar abertamente contra a repressão da Praça de Tianamen (Paz Celestial).

Esta manifestação, que acontece todos os anos poucos dias antes de 4 de junho, reuniu 3.000 pessoas segundo os organizadores e 1.900 de acordo com a polícia.



Os manifestantes gritavam palavras de ordem pedindo "democracia" e o "fim do partido único" e a "libertação de Gao Yu", um jornalista chinês preso por vazar segredos de Estado, segundo Pequim.

O governo chinês ignora estas exigências. Hong Kong é a única região na China que celebra a cada ano o aniversário de Tiananmen.

O Partido Comunista Chinês (PCC) conseguiu estabelecer um silêncio absoluto na China continental sobre a repressão na Praça Tiananmen e alguns dos jovens nem sequer sabem que aconteceu.

Mas Hong Kong tem um status especial. A ex-colônia britânica foi entregue à China em 1; de julho de 1997, sob um acordo chamado de "um país, dois sistemas".

Este território do sul da China manteve a sua própria moeda, o seu sistema judicial e a liberdade de expressão inexistente na região continental.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação